segunda-feira, 7 de junho de 2010

Caixa acústica inteligente com 12 alto-falantes faz projeção de som



Jeverson Barbieri - Jornal da Unicamp - 01/04/2010
O dispositivo esférico difere dos alto-falantes
convencionais porque possui uma distribuição espacial de energia sonora feita por doze pequenos alto-falantes, controlados de forma independente. [Imagem: Antoninho Perri - Unicamp]
google_protectAndRun("ads_core.google_render_ad", google_handleError, google_render_ad);
Projeção de som 3D
Imagine poder escutar o som de um instrumento musical, executado através de uma projeção sonora, com a mesma qualidade obtida se o músico estivesse tocando ao seu lado, no mesmo ambiente.
Essa realidade já existe e foi desenvolvida pelo pesquisador Alexander Mattioli Pasqual, da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp.
Trata-se de um sistema de áudio para projeção tridimensional do som, um dispositivo esférico que difere dos alto-falantes convencionais porque possui uma distribuição espacial de energia sonora feita por doze pequenos alto-falantes, controlados de forma independente.
Assinatura espacial
A aplicação mais imediata dessa nova tecnologia pode ser percebida quando se escuta um músico ao vivo e depois a sua gravação. Pasqual explicou que é possível perceber a diferença dos sons porque a distribuição de energia no espaço do instrumento musical é diferente da distribuição do alto-falante.
"Chamamos essa distribuição de energia de assinatura espacial. Com o novo dispositivo, conseguimos aproximar as assinaturas espaciais do instrumento e do alto-falante", assegurou o pesquisador.
Sob a orientação do professor José Roberto de França Arruda, Pasqual contou que a pesquisa foi desenvolvida em parceria com o Laboratório de Mecânica e Acústica do Centre National de La Recherche Scientifique (CNRS) de Marselha (França), referência mundial em acústica.
De acordo com o pesquisador, esse tipo de equipamento não existe no mercado e que, portanto, seu trabalho foi estudar as potencialidades do equipamento, quais os tipos de distribuição espacial que se consegue ou não reproduzir, as restrições em termos de bandas de frequência, projetos de equalizadores, técnicas de otimização e, também, as suas limitações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário